segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Acordar-te... depois das férias!

Ai mulheres (e homens!)  que andam por aí... Pergunto-vos: que tal têm sido as vossas manhãs com os vossos piolhos? Depois de dias a fio de férias e a acordar tarde ou às horas que queriam, a coisa por aqui está preta. Com vocês não?

P. ... meu amorzinho (o mais novo). Anda difícil acordar-te de manhã... Vá, a sério... por favor colabora com a mamã... Eu já te acordo o mais tarde que posso, mas quando demoro literalmente 10 minutos a tirar-te da cama (e com mega litros de paciência e mimos) a coisa começa a ficar preta. Porque qualquer dia vou ter mesmo de te acordar mais cedo para compensar esses 10 minutos em que não saímos do mesmo sítio.

E depois, finalmente quando te consigo arrancar da cama, é um martírio ter-te a chorar compulsivamente, a dizeres que tens sono. E choras enquanto fazes xixi, enquanto te visto, enquanto tomas o pequeno-almoço (comigo já a ajudar porque senão é o descalabro com o tempo), enquanto te calço, enquanto te lavo os dentes, enquanto vamos no carro para a escola. E depois não é só o stress de chegar tarde à escola ou ao trabalho, ou os meus ouvidos a encolherem-se, ou o meu cérebro a ficar em papas ainda tão cedo no dia. É o meu coração a apertar-se porque a verdade é que o teu choro sentido a dizer que tens sono e as tuas lágrimas em catadupa me quebram. A verdade é que eu odeio acordar crianças. Odeio acordar-te. Odiava acordar o teu irmão quando era mais pequeno. É uma tortura para mim ver-te a acordar de um sono profundo, saber que na escola já não dormes a sesta (nunca dormiste grandes sestas, mas se calhar 30 minutos a meio do dia equilibravam-te o sistema), e, mesmo assim, acordar-te tão cedo... Odeio. Parte-se-me o coração. Mesmo. Desculpa. Desculpa. Desculpa.

E desculpa este modelo de sociedade em que temos de trabalhar horas a fio, longe dos nossos, para ganhar salários mal pagos, em ambientes muitas vezes tão beras, em que começamos tão cedo e acabamos tarde, em que se deixam crianças às 8h da manhã na escola e se vão buscar as mesmas às 19h da noite (agradeçam aos avós disponíveis que podem ir buscar os netos cedo). Não seria tão bom se trabalhássemos, sei lá... 6h por dia e pudéssemos ir buscar os nossos filhos cedo e levá-los ao parque relaxadamente antes de ir para casa para a correria dos banhos e jantares?

Sabias meu fofinho, que vos deito cedo e passo apenas 2h e pouco com vocês à tarde/noite (com vocês... ou seja... a preparar jantares e lanches, etc... enquanto vocês andam por ali) para que possam descansar o mais possível para estarem com energia e bem dormidos a semana toda? Sabias que apesar de saber que o que querias era brincar um bocado com os teus brinquedos à noite, te nego isso porque sei que quanto mais tempo te demorar a deitar à noite mais difícil vai ser acordar-te de manhã? Sabias que gostava que tivesses mais tempo em casa à tarde/noite para que fizesses o que gostas em casa? Sabias que gostava de passar muito mais tempo contigo e com o teu irmão todos os dias e não só ao fim-de-semana? Não me imagino a não trabalhar, mas às vezes gostava de mandar tudo às urtigas e estar só com vocês. E como eu sei que por ti meu amorzinho estavas sempre com a tua família a brincar e passear... se sei. Às vezes acordo de manhã e só me apetece fazer o que fazia às vezes na faculdade "hum... tenho tanto sono, hoje que disciplina é? hum... acho que vou faltar."

Meu doce, sei que custa, mas amanhã não faças uma choradeira tão grande, está bem? o meu coração todos os dias se estilhaça um bocadinho mais ao ver-te assim, mas a realidade é que temos mesmo de acordar cedo, sim?

Amanhã acorda como acordavas quando andavas na creche e entravas às 9h apenas, sim? Acorda como acordavas, a sorrir e bem-disposto, a responderes aos meus mimos "Quem é o meu fofinho, quem é?" "Euuuuuu...." e a rires.

Beijo meu amor. Dorme bem. E amanhã acorda com alguns sorrisos, sim?

M. - 8 anos
P. - 4 anos



Sem comentários:

Enviar um comentário