sábado, 20 de abril de 2013

Livros eróticos

Li recentemente este livro porque confesso que estava muito curiosa em relação ao boom dos livros eróticos. O interessante é que este género sempre existiu (já li na minha juventude Henry Miller que bastasse) mas, por alguma razão que me ultrapassa, quando surgiram As Cinquenta Sombras de Grey, o mundo parou. Aliás - as mulheres pararam. E decidiram que afinal ler livros eróticos não tinha de ser tabu e que até era cool, e que estamos no ano 2013 e somos todas mulheres emancipadas (pelo menos em alguns países do mundo).

Isto embora ainda veja algumas capas a tapar os tais livros... Afinal ninguém quer ser julgada apesar de sermos emancipadas... Anyway....

O curioso é que não queria ler os Grey, estava farta de tanta publicidade e depois de ter folheado algumas páginas numa livraria desisti. Dediquei-me então ao Porque És Minha, outro livro do género. E devo dizer que até gostei. Para o estilo de livro que é, claro. E vamos lá ser claras: sexo + sexo + sexo! O livro pouca história tem à parte da protagonista passar o tempo inteiro a tentar perceber porque é que o protagonista masculino, e o objeto da sua intensa atenção, tem uma pancada descomunal em relação ao domínio (não só de mulheres, mas de tudo à sua volta).
As cenas de sexo são a torto e a direito, bem explícitas, e chamam-se as coisas pelos nomes (expressões por vezes bem harcore porque isto não é "romance de cordel" minhas caras e meus caros). Quem não souber fazer sexo oral é só folhear umas quantas páginas, quem tiver dúvidas sobre como se usam pás (S&M) tira-as imediatamente, etc etc etc. São cenas bem descritas e (porque não?) excitantes (não vamos cá estar com coisas a fazermo-nos de púdicas...). O único problema é que são endless... Aquilo nunca mais acaba. É de tal modo que a certa altura chateia um bocado.

O curioso, é que depois de tanta posição sexual e de tanto "ah ele é simplesmente fabuloso e lindo", descobri o porquê de tanto reboliço à volta destes livros (que não são eróticos, por vezes a designação seria mesmo - pornográfico). Não é o sexo em si, não são as cenas em si. O que mexe com as mulheres é que, no geral, estes livros apresentam-nos homens confiantes. O perceber que todos os protagonistas dos livros são lindos e musculados e cheiram lindamente a perfumes caríssimos e vestem-se super bem, é um cliché, é mais um blá blá blá.
Parece-me que até podiam ser gorduchos e meio carecas. O que interessa é que são confiantes. Viram o mundo destas mulheres ao avesso porque sabem o que fazem, não têm medo de o fazer, gostam de o fazer, querem que elas gostem de o fazer, querem que elas tenham prazer em fazê-lo, querem arriscar, querem coisas novas, e se elas não sabem algumas coisas então eles ficam deliciados em ensinar-lhes.
Tudo, mas TUDO nestes homens transpira confiança. Eles sabem quem são. E é por isso que elas caem aos seus pés.

É por isso, e por isto: http://bongop-leituras-bd.blogspot.pt/2013/01/a-palavra-dos-outros-as-50-sombras-de.html

beijinhos e bom fim-de-semana :)

1 comentário:

  1. É isso mesmo! É por esses personagens masculinos representarem o epítome do homem mais que perfeito, para quem a sua amada está no centro do seu universo. Concordo plenamente.

    ResponderEliminar